Nota explicativa do SAAEI
Ipuã-SP, 25 de Outubro de 2023
O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE IPUÃ (SAAEI) vem por meio desta esclarecer e tranquilizar a população do Município de Ipuã que a água de abastecimento público apresenta excelência em seu tratamento. Portanto é apta para o consumo, uma vez que segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Recentemente houve a divulgação no município de Ipuã de um artigo publicado pelo site UOL, o qual dispõe uma informação equivocada com relação a dados sobre a presença de agrotóxicos acima do Valor Máximo Permitido (VMP) na água consumida
pela população, causando um alvoroço e uma desconfiança sobre a qualidade água tratada.
Segundo disposto na referida notícia do 24/10/2023, o erro foi que o site usou dados de uma empresa particular de Ipuã, assim sendo não possui nenhuma relação com a água distribuída pelo saneamento básico deste município. A tendenciosa notícia classificou toda a água consumida pela população como perigosa, o que não se constata por intermédio de laudos químicos internos confiáveis e também de laudos fornecidos por laboratórios de análises químicas contratadas.
O SAAEI e a Prefeitura de Ipuã tem uma enorme preocupação com a saúde pública, zelando pelo bem estar de seus cidadãos. Dessa forma, visando atender as rigorosas exigências da legislação vigente esta autarquia realiza análises de mais de 80 compostos nocivos, dentre eles agrotóxicos, com a finalidade de avaliar se a água distribuída é de fato própria para consumo humano.
Por meio de todas essas análises pode-se confirmar com segurança a alta qualidade da água tratada e distribuída pelo SAAEI através de laudos técnicos de análises fornecidos tanto pelo químico responsável da Estação de Tratamento de Água, quanto pelos laboratórios de análise química de referência devidamente contratados pela autarquia.
Para maior transparência fica o químico responsável do SAAEI à disposição da população ipuanense para sanar toda e qualquer dúvida encontrada nos assuntos de controle de qualidade. Desse modo, ficará disponível neste sítio eletrônico todos os laudos das análises de compostos nocivos à saúde humana de 2022, que mostram que todos os compostos estão com valores inferiores dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde, e também esses dados atualizados podem ser acessados através deste link:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/demas/situacao-de-saude/
Do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ipuã